Uma das principais dúvidas quando o assunto é a tubulação de gás, é sobre a manutenção e as inspeções que devem ocorrer com determinada frequência.
De fato, as tubulações de gás são criadas para serem seguras, resistentes e não apresentarem qualquer problema de segurança ou propensão a acidentes, mas desde que tenham a atenção adequada.
Sendo assim, ao falar sobre inspeção da tubulação de gás, estamos tratando de uma análise com a intenção de prevenir vazamentos, analisar se o sistema está adequado e se existe algum tipo de reparo necessário a ser feito para manter a segurança e funcionamento dos encanamentos.
A inspeção serve também para analisar se os requisitos mínimos de segurança estão sendo atendidos para que uma ligação nova de gás possa ser feita ou a existente seja mantida.
Pensando em esclarecer tudo que você precisa saber sobre inspeção de tubulação de gás, criamos esse conteúdo. Continue a leitura por aqui e tire todas as suas dúvidas!
Quais as vantagens da inspeção de tubulação de gás?
A inspeção de tubulação de gás é indicada nos casos de troca de fornecedor de gás, alterações na tubulação ou religação.
Também é muito necessária em casos de nova ligação ou conversão de utilização, ou seja, quando a pessoa utiliza outro gás e quer trocar e quando há substituição de peças do sistema.
Isso porque a inspeção é um procedimento repleto de benefícios, tanto em questões comerciais, como de segurança.
Sobre o quesito segurança, a inspeção garante que a tubulação está segura a ponto de evitar vazamentos, incêndios e até mesmo explosões, que – apesar de raras – podem acontecer em sistemas sem qualquer tipo de análise e vistoria.
Inclusive, vazamentos de gás podem se manter silenciosos por um grande período, gerando acidentes graves onde centenas de pessoas podem falecer, como no trágico acontecimento no shopping de Osasco, em 1996.
Outra vantagem desse procedimento é a questão comercial, já que sistemas com inspeções e manutenções frequentes tendem a durar muito mais e economizar dinheiro em reparos e até mesmo troca de peças.
Como ela é feita?
A inspeção de tubulação de gás é completa e analisa todos os pontos que envolvem a estrutura, sendo eles:
- ramal de entrada,
- quadro de medidores, se aplicável,
- tubulações internas até os pontos de consumo,
- ligações e mangueiras.
Esse serviço busca analisar a tubulação, a pressão e demais fatores que determinam a segurança do encanamento, usando ferramentas de ponta que tornam o processo mais rápido e sem demora.
Seguindo normas e demais legislações do setor, nós, da Dinâmica Gás, além de termos uma vasta experiência nesse setor, emitimos laudos e contamos com uma equipe altamente experiente e qualificada.
Aproveite para conhecer um pouco mais sobre a nossa empresa e fazer uma cotação desse serviço. Será um prazer atender você ou a sua empresa!
Comentários