A instalação adequada, a manutenção correta e a troca periódica da mangueira para gás de cozinha são detalhes essenciais para garantir a segurança do imóvel e das pessoas que moram ou utilizam o ambiente.
Por outro lado, falhas na colocação e a falta de manutenção dessa peça estão entre as principais causas de acidentes domésticos.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, boa parte dos acidentes que envolvem fogão e gás acontecem porque:
- não foi usado o tipo certo de mangueira,
- abraçadeiras e registros estão inadequados,
- a instalação foi feita indevidamente,
- a posição não é adequada,
- mangueira com a validade vencida.
Quer saber qual a importância dessa peça no fornecimento do gás e como deve ser realizada a sua instalação para não comprometer a segurança do local?
Continue a leitura, explicaremos os detalhes para você!
Qual a importância da mangueira para gás de cozinha?
Acender o fogão e ter o fogo à disposição é um mecanismo tão normal que poucas pessoas param para pensar em todo o esquema necessário para que o gás chegue e a chama se faça.
A função da mangueira para gás de cozinha é transportar o fluido do local onde ele está armazenado, que pode ser do botijão ou da tubulação de gás encanado, até o fogão sem acontecer qualquer tipo de vazamento nesse trajeto.
Ou seja, a mangueira tem a importante função de fazer com que o gás chegue até o fogão e impedir vazamentos, o que previne o risco de asfixia, incêndios, explosões, morte e entre outros acidentes que podem ocorrer.
No entanto, para ela cumprir essa função com segurança é preciso que a instalação da peça seja feita corretamente.
Como funciona a instalação?
O processo de instalação de mangueira para gás de cozinha passa por algumas fases.
A primeira é escolher o tipo certo, afinal, o gás encanado e o de botijão exigem peças diferentes.
Para ambos os casos, os produtos devem ter espessuras, tamanhos, acabamentos internos e externos aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Ou seja, eles devem chegar ao consumidor cumprindo todas as exigências do órgão. Geralmente, elas são revestidas em aço e não devem ultrapassar de 1,25 de comprimento.
Escolhido o material, é hora de fazer a instalação conforme as instruções de cada fabricante. Nesse caso, o primeiro passo é desligar a rede de gás da sua residência.
A mangueira jamais poderá ter emendas. O ideal é que não fique toda esticada e nem passe por trás do fogão.
Também é importante utilizar o anel vedante para garantir a correta conexão entre as duas terminações (fogão e saída do gás).
Na hora da limpeza, deve-se evitar movimentos que afrouxem as abraçadeiras e qualquer produto que enferruje essas peças. Caso isso venha acontecer, o ideal é rosquear novamente e, caso necessário, trocá-las.
Ponto importante em toda instalação: a mangueira para gás de cozinha tem validade e sua vida útil termina em 5 anos, após isso se faz necessária a sua troca.
Depois desse tempo, ela pode ficar vulnerável a fissuras e provocar vazamentos, o que coloca em risco todo o sistema de gás.
Conte conosco!
Seja uma cozinha residencial ou comercial, o ideal é contar com uma empresa com expertise em instalação e manutenção de gás.
Uma organização especializada está sempre devidamente equipada e preparada para atender a qualquer momento as emergências que podem ocorrer no seu condomínio, restaurante, lanchonete, hotel, pousada, escola, empresa, indústria ou casa.
A Dinâmica Gás realiza há mais de 40 anos instalações e manutenções do sistema de gás para os setores residencial, comercial e industrial.
Nossos projetistas e instaladores são especializados e seguem rigorosamente as normas de segurança na hora da instalação, manutenção e reparos de tubulação de gás, garantindo um serviço seguro e eficiente.
Entre em contato.
Comentários